Trata-se de projeto de iniciativa do Ministério Público de Mato Grosso (Promotoria de Justiça de Chapada dos Guimarães), firmado no tripé prevenção-recuperação-repressão, que prescreve medidas de prevenção e combate às drogas pelo Poder Público, Sociedade Civil Organizada e População, no âmbito do Município de Chapada dos Guimarães/MT.

Conheça o Projeto (Clique Aqui)

TODOS CONTRA AS DROGAS
(Projeto Permanente de Combate às Drogas)

César Danilo Ribeiro de Novais
Promotor de Justiça Criminal
Chapada dos Guimarães/MT

Este projeto, firmado no tripé prevenção-recuperação-repressão, prescreve medidas de prevenção e combate às drogas, no âmbito do Município de Chapada dos Guimarães/MT, pelo Poder Público, pela sociedade civil organizada e pela população em geral. O Ministério Público do Estado de Mato Grosso, através da Promotoria de Justiça de Chapada dos Guimarães, tem a finalidade de integrar, organizar e coordenar as atividades relacionadas com a prevenção do uso indevido, a atenção e a reinserção social de usuários e dependentes de drogas, bem como de repressão ao trafico ilícito de drogas.

1. Justificativa

Vivemos em tempos terríveis. Dentre os males que assolam a sociedade, a droga figura como um de seus grandes expoentes.

Esse mal atinge a humanidade principalmente de quatro formas: primeira, a pessoa-usuária, que vive amarrada a um sistema de criminalidade para adquirir a droga, substância destruidora de sua própria saúde; segunda, a família da pessoa-usuária, que, dia após dia, é carcomida pelo sofrimento de acompanhar um ente querido destruir paulatinamente a própria vida, em razão de sua dependência química; terceira, o Estado, por assistir sua autoridade sendo afrontada e confrontada pela ação dos traficantes; e quarta, a sociedade, que vive aterrorizada pelas ações criminosas, movidas em torno do tráfico de drogas: furta-se, rouba-se e mata-se em decorrência da maldita da droga.

Nesse prisma, a ficção parece ter se tornado realidade. Há um conto russo, em que sete fortes guerreiros estavam reunidos para comemorar a vitória, quando, no firmamento, aparece um cavaleiro munido de espada, cavalgando em direção aos mesmos para desafiá-los. Não precisou mais que um golpe de um dos guerreiros para dividi-lo ao meio. Do cavaleiro morto surgiram dois cavaleiros que, novamente, foram divididos em dois por dois golpes de dois guerreiros invencíveis. Os dois cavaleiros mortos viraram quatro e assim se multiplicaram, enquanto eram derrotados. Após alguns dias de combate com uma legião de cavaleiros, os sete guerreiros foram derrotados pelos fracos cavaleiros que tinham o dom de se multiplicar, quando mortos.

No conto, os sete cavaleiros podem ser vistos como agentes do Poder Público, por exemplo, membros da Polícia (Militar e Civil), do Ministério Público e do Judiciário, que, sozinhos, não estão conseguindo combater esse grande mal, encontrando-se na iminência de serem derrotados, já que a cada traficante trancafiado, tirado de circulação, surgem outros dois para continuarem a obra funesta.

Há, no entanto, uma luz no fim do túnel. Como solução para essa crise, o que se propõe é a aproximação da sociedade e do Estado, a união de forças. Esclarecendo, já passou da hora da sociedade abandonar o silêncio cúmplice e se unir ao Estado.

Não basta dizer basta. É preciso arregaçar as mangas, incluir-se na luta e fazer bastar. Mas como? Através de um trabalho em rede escorado no trinômio prevenção-recuperação-repressão (apoio, carinho e autoridade). A prevenção deve ocorrer nos seus três níveis (universal, seletiva e indicada) e nas suas três espécies (primária, secundária e terciária). Pari passu, o Estado, com o apoio da sociedade (denúncias), deve reprimir o tráfico de drogas com veemência e eficácia.

Compromisso, esta é a palavra de ordem. O Estado precisa da sociedade para combater o câncer social das drogas de forma mais eficiente.

Do contrário, se as coisas continuarem como estão, estaremos fadados a viver numa narcossociedade, em que os valores humanos são tragados, cheirados e injetados.

2. Objetivos

2.1. Geral

Sob o crivo do trinômio prevenção-recuperação-repressão, busca-se prevenir o cometimento de atos infracionais e crimes por meio de prevenção e combate ao uso de drogas lícitas e ilícitas.

2.2. Específicos

• Estruturar a rede municipal de prevenção e combate às drogas.

• Introduzir a temática de educação para valores, como fator de prevenção para o uso de drogas entre crianças, adolescentes e jovens e evitar o envolvimento com a criminalidade.

• Esclarecer crianças, adolescentes, jovens, pais e educadores quanto aos perigos do uso das drogas.

• Alertar que a bebida alcoólica também é uma droga e esclarecer sobre os efeitos físicos e comportamentais, bem como de suas consequências.

• Divulgar informações que orientem a prevenção e promovam o tratamento de dependentes de substâncias.

• Informar sobre os efeitos das principais drogas consumidas por adolescentes e jovens.

• Divulgar quais os fatores de risco relacionados ao consumo de drogas e o envolvimento com a criminalidade.

• Divulgar a legislação específica.

• Mobilizar as secretarias de saúde e de ação social para ações de prevenção e tratamento de pessoas, principalmente, adolescentes usuários de substâncias psicoativas.

• Esclarecer sobre os estágios motivacionais para mudança de comportamento.

• Esclarecer aos pais e educadores quais são as práticas educativas positivas que representam fator de proteção ao uso de drogas e ao envolvimento com a criminalidade.

• Implementar os instrumentos repressivos e cautelares previstos na Lei Antidrogas, visando a punição efetiva dos traficantes.

2.2.1. Prevenção

Em resumo, o objetivo central do projeto é combater o uso de entorpecentes entre adolescentes e jovens por meio de três abordagens: (a) terapêutica: visa recuperar o jovem que apresenta dependência; (b) repressiva: visa o combate ao tráfico e ao uso de drogas; e (c) preventiva: composta por três tipos de prevenção:

Primária: tem a finalidade de evitar que o uso indevido de drogas se instale. Para tanto, deve ser implementado o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD), destinado a alunos do ensino fundamental. Não bastasse isso, a Promotoria de Justiça de Chapada dos Guimarães, com os demais parceiros, pretende fazer palestras destinadas a educadores, pais e alunos das escolas de Chapada dos Guimarães sobre a identificação de fatores de risco e a ideia de oferecer atividades (recreativas, esportivas e artesanais) aos alunos no horário oposto à aulas.

Secundária: atinge os casos de pessoas que já experimentaram drogas, evitando a evolução para usos mais frequentes e prejudiciais;

Terciária: está relacionada às abordagens e encaminhamentos necessários no processo de recuperação de pessoas que têm problemas com o uso ou que apresentam dependência.

Observação: É importante consignar que o combate não se limitará à drogas ilícitas, como maconha, crack, pasta-base de cocaína e congêneres, mas também o uso abusivo do álcool.

3. Atividades (Estruturação da Rede Municipal Antidrogas, Orientação e Repressão)

3.1. COMAD - Conselho Municipal Antidrogas

Viabilizar a implantação, a estruturação e o funcionamento do Conselho Municipal Antidrogas no âmbito do município de Chapada dos Guimarães. É sabido que o COMAD, órgão orientador da política pública sobre drogas, atua como coordenador das atividades de todas as instituições e entidades municipais, responsáveis pelo desenvolvimento das ações referentes à redução da demanda, assim como movimentos comunitários organizados e representações das instituições federais e estaduais existentes no município, dispostas a cooperar com o esforço municipal.

Ainda é interessante a promoção de intercâmbio com outros COMADS, visando à troca de experiências e ao aprimoramento de suas competências e ações no trato com a prevenção, recuperação e reinserção social.

Por fim, não é menos importante a busca de aproximação com a SENAD (Secretaria Nacional sobre Drogas), CONAD (Conselho Nacional de Drogas) e o CONEAD (Conselho Estadual Antidrogas), remetendo-lhe relatórios periódicos com a finalidade de contribuir para o aprimoramento dos Sistemas Nacional e Estadual Antidrogas.

3.2. PMPAA - Plano Municipal de Prevenção e ao Atendimento de Adolescentes-usuários (Princípios da Prioridade Absoluta e Proteção Integral)

Viabilizar a implantação e o funcionamento de plano municipal destinado à prevenção e ao atendimento rápido, eficaz e interdisciplinar de crianças e adolescentes usuários de substâncias entorpecentes, bem como de suas respectivas famílias, compreendendo ações integradas desenvolvidas pelos mais diversos setores da Administração Pública municipal, com a mais absoluta prioridade, em respeito ao disposto no art. 4º, caput e parágrafo único, do ECA e art. 227, caput e §3º, inciso VII, da CF.

3.3. PROMAD - Programa Municipal Antidrogas

Instituir o Programa Municipal Antidrogas. Para o desenvolvimento do PROMAD, deverão ser compactadas, particularmente, as instituições e entidades municipais das áreas de saúde e ensino, as entidades religiosas, desportivas e representativas da mídia, as comunidades terapêuticas, as associações assistenciais, os clubes de serviço, os movimentos comunitários organizados e demais entidades que se disponham a aderir à causa antidrogas. Tal programa deverá ser composto com base em tantos projetos quantos sejam necessários para atingir os diferentes públicos, assim como os diversos ambientes com os quais irá tratar o COMAD.

3.4. REMAD – Recursos Municipais Antidrogas

Instituir o REMAD, fundo a ser gerido pelo órgão fazendário municipal, objetivando otimizar o PROMAD, para constituir o REMAD, além dos recursos provenientes de dotações orçamentárias, sugere-se a inclusão de outros, quais sejam: doações financeiras de instituições, entidades e pessoas físicas e jurídicas, assim como a disponibilização ou doação de bens in natura, tais como veículos, equipamentos, material de consumo e permanente, combustíveis etc. O REMAD destinar-se-á exclusivamente ao pagamento de despesas relacionadas à atuação do COMAD e particularmente à implementação do PROMAD, a exemplo do custeio de programas de esclarecimento ao público, bem como para a formação profissional em prevenção, tratamento, recuperação e reinserção social.

3.5. Implantação da Rede Complementar ou de Suporte Social

Incentivar a instituição de: a) Grupos de Mútua Ajuda - são grupos organizados pela própria comunidade, sem fins lucrativos, sem ligações com qualquer instituição religiosa ou movimento político. O objetivo precípuo é a manutenção da sobriedade e o acolhimento de outras pessoas com o mesmo objetivo, através da troca de experiências e vivências. Exemplo: AA – Alcoólicos Anônimos; b) Comunidades Terapêuticas - São instituições com enfoque psicossocial, na sua grande maioria ligadas as instituições religiosas, ou, não o sendo, que privilegiam a espiritualidade como fator fundamental na recuperação e funcionam com equipes transdiciplinares de atendentes. São reguladas pela Resolução RDC n. 101/2001-ANVS.

Além destes, podem fazer parte da rede complementar: organizações de defesa dos direitos dos usuários, programas de emprego protegido, projetos de geração de rendas (oficinas de trabalho), centros comunitários (enfocando a integração do dependente químico na comunidade e sua inserção sociofamiliar) e casas de apoio.

3.6. PROERD - Programa Educacional de Resistência às Drogas

Viabilizar a implantação e o funcionamento do PROERD - Programa Educacional de Resistência às Drogas (http://www.proerd.mt.gov.br/) no âmbito do município de Chapada dos Guimarães, com o objetivo primordial de atuar na prevenção do uso de drogas por crianças e adolescentes.

3.7. Curso de Capacitação para Multiplicadores de Ações de Prevenção às Drogas:

Incentivo à participação de agentes da rede e população em geral em cursos de capacitação para multiplicadores de ações de prevenção às drogas, via SENAD ou outras entidades públicas e privadas.

3.8. Ciclo de Palestras

Serão realizadas palestras para todos os alunos, pais e educadores da rede (pública e privada) de ensino de Chapada dos Guimarães/MT;

A metodologia será adaptada ao público de cada evento, abordando as seguintes temáticas:

Educação para valores: divulgação dos 12 valores morais universais (felicidade, honestidade, humildade, liberdade, paz, respeito, responsabilidade, simplicidade, tolerância e união), princípios que a Organização das Nações Unidas (ONU) defende.

Prevenção às drogas: ênfase na prevenção do uso das drogas, reflexão acerca das vantagens e desvantagens do uso de substâncias psicoativas, conceito de dependência, legislação etc..

Práticas educativas: esclarece aos pais quais as práticas educativas positivas e negativas, destacando a importância do monitoramento positivo e do modelo moral, fundamentais para que os filhos cresçam saudáveis emocionalmente, respeitem as leis e sejam bons cidadãos. A orientação para os pais é fundamental para que eles deem mais atenção aos filhos, sejam eles bebês, crianças ou adolescentes, com estabelecimento de afeto, regras e limites claros.

3.9. Semana Nacional de Prevenção às Drogas

Instituída em 1999, a Semana Nacional de Prevenção ao uso Indevido de Drogas tem início na data de criação da Secretaria Nacional de Políticas Públicas Sobre Drogas (SENAD), 19 de junho, e se encerra no dia 26 de junho, considerado o Dia Internacional da Luta contra o Abuso e o Tráfico Ilícito de Drogas.

Como forma de mobilizar a sociedade para o tema, são desenvolvidas ações de prevenção ao uso de drogas, em todo o país, e a Promotoria de Justiça fará parte deste movimento, promovendo atividades em escolas e um evento alusivo abordando temas atuais em palestras.

3.10. Campanha de Prevenção e Combate às Drogas

A Promotoria de Justiça Criminal, com assistência dos cooperadores, formatará Campanha de Prevenção e Combate às Drogas (exemplo: passeatas, spoots no rádio, folhetos, sonorização volante, cartazes, camisetas, adesivos, concurso de desenho e redação aos alunos), como um importante instrumento de divulgação e estreitamento do projeto com a população, visando seu despertar e sua cooperação.

3.11. Priorização no Trâmite de Procedimentos Investigatórios e Processos Criminais

A Promotoria de Justiça Criminal cobrará celeridade nos trâmites dos procedimentos investigatórios (inquéritos policiais et al) e processos criminais que tenham por objeto a apuração do crime de tráfico de drogas nesta comarca.

3.12. Controle Externo da Atividade Policial

O Ministério Público, enquanto controlador da atividade policial, cobrará ação efetiva das Polícias (Militar e Civil) na prevenção e no combate ao crime em comento, com a substituição da força pela inteligência, na forma da Lei n.º 11.343/2006.

3.13. Narcodenúncia

Instituir o serviço narcodenúncia (Disque 181), um espaço para a população denunciar sigilosamente o tráfico de drogas. Ou seja, através do 181 a população terá um canal aberto para efetuar denúncias sem receio de colocar sua segurança ou de seus familiares em risco.

3.l4. Delações Premiadas e Proteção à Testemunhas

A Promotoria de Justiça Criminal fomentará a utilização de delações premiadas, com o escopo de identificar e buscar a punição de traficantes e associados. Paralelo a isso, empregará os instrumentos protetivos de colaboradores e testemunhas previstos na Lei n.º 9.807/1999.

3.15. Fiscalização do Cumprimento das Medidas Assecuratórias

A Promotoria de Justiça Criminal fiscalizará e fomentará a execução das medidas previstas no Capítulo IV da Lei n.º 11.343/2006, quais sejam: apreensão, arrecadação e destinação de bens do acusado por tráfico de drogas.

4. Rede de Prevenção e Combate às Drogas (Cooperadores do Projeto)

• Ministério Público (Procuradorias Especilizadas, GAECO, Promotorias de Justiça Cível e Criminal);
• Poderes Executivo e Legislativo (Municipais) e Judiciário;
• Polícias (Civil e Militar);
• Defensoria Pública;
• Ordem dos Advogados do Brasil
• CONSEG – Conselho Municipal de Segurança;
• Conselho Tutelar;
• Profissionais da Saúde;
• Educadores (Redes Pública – Estadual e Municipal – e Privada de Ensinos);
• Pais e Alunos (Redes Pública – Estadual e Municipal – e Privada de Ensinos);
• Associação Comercial;
• Clubes de Serviço;
• Associações Civis;
• ONG´s
• Lideres Religiosos;
• Lideres de Bairros;
• População em Geral; e
• Imprensa

5. Materialização:

O presente projeto será formalizado e materializado em Inquérito Civil específico, a ser presidido pelo membro do Ministério Público do Estado de Mato Grosso, titular da Promotoria Criminal de Chapada dos Guimarães, com trâmite submetido à legislação correlata. Ademais, todas as ações serão publicadas em canal na rede mundial de computadores, no blogue http://projetotcd.blogspot.com/, em que será disponibilizado links para informações, orientação e registro de denúncia anônima.

6. Cronograma (Prazo: 12 meses - podendo, justificadamente, ser prorrogado):

• Instauração de Inquérito Civil;
• Audiência Pública;
• Reunião Geral do Ministério Público com todos os Cooperadores;
• Reunião Específica do Ministério Público com todos os Policiais (Civis e Militares);
• Reunião Específica do Ministério Público com os Chefes dos Poderes Executivo e Legislativo;
• Reunião Específica do Ministério Público com todos os componentes da Rede de Proteção da Infância e Juventude;
• Reunião Específica do Ministério Público com todos os componentes do Conselho Municipal de Segurança e Conselho Municipal de Combate às Drogas;
• Palestra com os Alunos, Pais e Educadores da Rede Pública Estadual de Ensino;
• Palestra com os Alunos, Pais e Educadores da Rede Pública Municipal de Ensino;
• Palestra com os Alunos, Pais e Educadores da Rede Privada de Ensino;
• Expedição de notificações recomendatórias, entabulação de termos de ajustamento de condutas e de termos de cooperação ou proposituras de Ações Civis Públicas; e
• Outras medidas correlatas.

54 comentários:

  1. Amigos peço permissão, pois postei seus comentários em meu blog. pensando assim estando contribuindo para um mundo melhor assim como todos e agradeço pelo convite e reforçarei, pois essa luta é grande. Com fé todos nós ganharemos, por dias melhores para todos. Muito obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. DROGA



      DROGA – RAGULAMENTAR OU CONTINUAR PROIBINDO



      Sou contra o uso de droga, mas, não podemos deixar como está, destruindo quem usa, e, também, a sociedade que tem de financiar o tratamento, mesmo que seja precário, que os usuários recebem nos hospitais públicos.
      Temos de encontrar melhor caminho, para administrar esta grave situação social.
      Lanço uma idéia, pode ser polêmica, más precisa ser discutida. Regulamentar a produção, industrialização e consumo da droga, pode ser o melhor caminho para minimizar os problemas sociais que está destruindo, principalmente as crianças e jovens.
      A regulamentação trará benefícios, porque, em vez de só destruir as pessoas, e o provo trabalhador ter que arcar com as despesas dos drogados, criará fonte de recurso para tratar os viciados, e prevenir as pessoas quanto ao uso da droga.
      PRODUÇÃO
      As áreas autorizadas para produção terão regulamentação do governo federal, autorização do uso da terra por um órgão competente do governo federal, com a fiscalização dos estados e supervisão do governo federal. As áreas deverão ser de preferência em regiões das terras mais fracas e despovoadas do Brasil.
      INDUSTRIALIZAÇÃO
      As empresas autorizadas a fazer industrialização, serão exclusivas para este fim e terão de se estabelecerem próximas as áreas produtivas.



      COMERCIALIZAÇÃO
      A comercialização será em locais específicos para a venda e o uso da droga, Esses locais terão de ser prédios que tenham espaços fechados para os usuários, com filtros para eliminar a poluição causada no consumo, e, cuidados especializados para os usuários, para que eles só saiam do local quando estiverem em situação de não cometer ou sofrer riscos. Os locais deverão ser autorizados pelos municípios seguindo a regulamentação do governo federal.
      TRIBUTAÇÃO
      A tributação será para recolher dinheiro para prevenir e tratar os que querem se livrar da droga que usa, e poderá ser da seguinte forma:
      1 - O produtor será tributado em 10% do valor da venda da sua produção.
      2 – A indústria pagará o imposto na forma de substituição tributária, recolhendo até o consumo, o resultado recolhido poderá ser dividido entre os entes da federação, na proporção de 50% para os municípios, 25% para os estados e 25% para a união.
      POLICIAMENTO EXTERNO
      Hoje a polícia está com dificuldade em executar um trabalho coerente com os usuários, pois, não sendo crime o uso é feito em qualquer lugar, as viaturas passam e dificilmente tomam conhecimento com relação aos drogados, porque não tem locais específicos para levarem quem usam a droga, com isso os traficantes dominam vários locais nas cidades, confundindo quem são usuários e traficantes. Assim, tendo local específico para uso, quando a polícia encontrar alguém usando droga na rua ou em lugar clandestino, terá de capturá-lo e entregar no local autorizado, para uso, mais próximo. Certamente com estas medidas teremos diminuição no uso das drogas, e será um golpe contra os traficantes que ganham dinheiro, patrocinam a politicagem e não pagam nenhum imposto.



      Obs.: Melhore a idéias e divulgue, ou condene-a e divulgue uma melhor solução.

      Excluir
  2. Amigo postei seu brog no meu, ou seja, inseri sua URL, para que cliquem na mesma e veja seu convite, o qual gostei muito. Parabéns, pela iniciativa, pois sabemos que essa luta é grande. más os frutos são a boa esperança do futuro. Muito obrigado desde já. pode conferir, é um convite.

    ResponderExcluir
  3. A ONG/JBV Jovens em Busca de Vitorias, com sede na cidade de Guarulhos-SP, estamos declarando guerra contra os principais causadores desta doença tão grave que esta aos poucos destruindo nossa sociedade, temos que agir rapidamente, pois muitos ja se foram e muitos ainda por vir, vitimas desta doença que é alimentada por DROGAS, eu Helio Silva presidente da JBV conto com o apoio de todos e gostaria muito de poder receber todo tipo de auxilia para que meu trabalho de prevenção e orientação seja da melhor esclareza possivél e que possamos salvar vidas e muitas vidas, fico no aguardo para receber qualquer tipo de auxilio e juntos venceremos esta guerra, pois nosso lema é VITORIAS! forte abraço!

    ResponderExcluir
  4. Considerei de suma importância para o combate e prevenção às drogas lícitas ou ilícitas.Estudei o texto e retirei partes importantes para meu trabalho; que é levar a mensagem a outros educadores e sistemas que trabalham com a dependência química, objetivando inserir cada vez mais informações e ferramentas para exterminarmos o uso abusivo de drogas Lícitas e Ilícitas.

    ResponderExcluir
  5. Sou instrutor de temas referente a Transtornos Obsessivos Compulsivos, e administro cursos para educadores que trabalham diretamente com dependentes químicos,no entanto estou retirando informações e dados que possam me ajudar a realizar palestras e rodas de conversa com alunos e professores na prevenção e uso abusivo de drogas lícitas e ilícitas.

    ResponderExcluir
  6. Lendo este projeto percebi que tem muitas informações que poderei utilizar com a vossa permissão para desenvolver um projeto que estou desenvolvendo para a Assembleia de Deus em São Luís.
    Parabéns por este belo projeto

    ResponderExcluir
  7. MARIA BRASIL

    estamos no pacto contra drogas em Paragominas-PA pesso permissão para ultilizar informações desse projeto. Parabéns gostei muito vai ser muito ultil

    ResponderExcluir
  8. jhonatan belli08/11/2012, 07:05

    Achei muito bom esse projeto. posso utilizar aqui em minha cidade como exemplo?

    ResponderExcluir
  9. Bom Dia. Constantemente procuro material específico que possa enriquecer meu curículo, como também servir de embasamento para que eu possa repassar para àqueles pessoas que necessitam de apoio e, o trabalho em tela é dinâmico, rico em conteúdo, de forma a auxiliar qualquer interessaso. Sou Policial Civil de Minas há mais de vinte anos e, vendo o aumento gritante desta epidemia que é a VENDA e o USO de DROGAS, iniciei um trabalho voltado às escolas, onde ministro palestras, as quais visam mostrar o que de fato é a substância entorpecente no seio social (sociedade, pessoa, trabalho, família etc...) e, como pode, através de atitudes similares, obter resultados mesmo que paliativos sobre o assunto. Desta forma, solicito, se possível for, o envio de material didático e outros (vídeos, filmes, lâminas), para que eu possa cada vez mais, somar com esta luta nacional que na verdade é de todos "Saúde Pública". Agradeço a atenção e compreensão.

    ResponderExcluir
  10. Meu nome é Paulo Ernanne de Adrade, conhecido como Paulinho Andrade,tenho 32 anos e vivi 16 desses 32 anos no álcool e nas drogas, tive sérios problemas , perdi família e cheguei ao fim, onde parecia não ter mais saída, tive 3 staroverdose quase morri, por ajuda de meus familiares conheci uma casa de Recuperação chamada ASD (associação servos de Deus) da igreja católica, hoje estou há 2 anos livre das drogas, e com minha banda de pop rock,chamada ANJOS DO ACASO, lançamos um cd UM SOM QUE VEM DO CORAÇÃO, e toda renda desse cd será doada para casa por onde eu passei a ASD www.asd.org.br , nosso site é www.anjosdoacaso.com.br.
    Os Anjos do Acaso tem uma abordagem temática contra todo tipo de drogas,lícita ou ilícita, pelo motivo de o Vocalista Paulinho Andrade,ter passado por sérios problemas com drogas e bebida, quase perdeu a vida por 3 vezes em exageros com uso de cocaína,perdeu família e chegou quase ao fim da vida.

    Hoje recuperado após passar por um tratamento em uma casa filantrópica chamada Associação Servos de Deus ou ASD em Goiânia-GO como é chamada, depois da recuperação, cria a iniciativa Anjos do Acaso, gravando o CD UM SOM QUE VEM DO CORAÇÃO, e em 2 meses de veiculação no youtube já conta com mais de 140 mil visualizações em seu canal.
    gostaria que voces fizessem um artigo sobre nosso Projeto

    ResponderExcluir
  11. Meu nome é Paulo Ernanne de Adrade, conhecido como Paulinho Andrade,tenho 32 anos e vivi 16 desses 32 anos no álcool e nas drogas, tive sérios problemas , perdi família e cheguei ao fim, onde parecia não ter mais saída, tive 3 staroverdose quase morri, por ajuda de meus familiares conheci uma casa de Recuperação chamada ASD (associação servos de Deus) da igreja católica, hoje estou há 2 anos livre das drogas, e com minha banda de pop rock,chamada ANJOS DO ACASO, lançamos um cd UM SOM QUE VEM DO CORAÇÃO, e toda renda desse cd será doada para casa por onde eu passei a ASD www.asd.org.br , nosso site é www.anjosdoacaso.com.br.
    Os Anjos do Acaso tem uma abordagem temática contra todo tipo de drogas,lícita ou ilícita, pelo motivo de o Vocalista Paulinho Andrade,ter passado por sérios problemas com drogas e bebida, quase perdeu a vida por 3 vezes em exageros com uso de cocaína,perdeu família e chegou quase ao fim da vida.

    Hoje recuperado após passar por um tratamento em uma casa filantrópica chamada Associação Servos de Deus ou ASD em Goiânia-GO como é chamada, depois da recuperação, cria a iniciativa Anjos do Acaso, gravando o CD UM SOM QUE VEM DO CORAÇÃO, e em 2 meses de veiculação no youtube já conta com mais de 140 mil visualizações em seu canal.
    gostaria que voces fizessem um artigo sobre nosso projeto

    ResponderExcluir
  12. Meu nome é Paulo Ernanne de Adrade, conhecido como Paulinho Andrade,tenho 32 anos e vivi 16 desses 32 anos no álcool e nas drogas, tive sérios problemas , perdi família e cheguei ao fim, onde parecia não ter mais saída, tive 3 staroverdose quase morri, por ajuda de meus familiares conheci uma casa de Recuperação chamada ASD (associação servos de Deus) da igreja católica, hoje estou há 2 anos livre das drogas, e com minha banda de pop rock,chamada ANJOS DO ACASO, lançamos um cd UM SOM QUE VEM DO CORAÇÃO, e toda renda desse cd será doada para casa por onde eu passei a ASD www.asd.org.br , nosso site é www.anjosdoacaso.com.br.
    Os Anjos do Acaso tem uma abordagem temática contra todo tipo de drogas,lícita ou ilícita, pelo motivo de o Vocalista Paulinho Andrade,ter passado por sérios problemas com drogas e bebida, quase perdeu a vida por 3 vezes em exageros com uso de cocaína,perdeu família e chegou quase ao fim da vida.

    Hoje recuperado após passar por um tratamento em uma casa filantrópica chamada Associação Servos de Deus ou ASD em Goiânia-GO como é chamada, depois da recuperação, cria a iniciativa Anjos do Acaso, gravando o CD UM SOM QUE VEM DO CORAÇÃO, e em 2 meses de veiculação no youtube já conta com mais de 140 mil visualizações em seu canal.
    gostaria que voces fizessem um artigo sobre nosso Projeto

    ResponderExcluir
  13. Parabéns pelo tão valoroso projeto, as drogas e seus disseminadores a partir dessas ações irão ter seus espaços e dias de vida reduzidos, temos que agarrar essa causa.

    Sucesso a todos...

    ResponderExcluir
  14. Parabéns pelo tão valoroso projeto, as drogas e seus disseminadores a partir dessas ações irão ter seus espaços e dias de vida reduzidos, temos que agarrar essa causa.

    Sucesso a todos...

    ResponderExcluir
  15. Um projeto como esse precisa ser trabalhado nas escolas, pois hoje vivemos uma situação muito delicada em relação drogas. Parabéns pelo belíssimo projeto.

    ResponderExcluir
  16. gProcurando sugestões de projeto para prevenção de drogas, para me ajudar produzir o meu do curso de prevenção tp://educadores.senad.gov.br/curso, Li este projeto percebi que tem muitas informações que poderei utilizar com a vossa permissão para desenvolver o nosso junto ao grupo no qual faço parte.
    Parabéns por este belo projeto

    Arlete

    ResponderExcluir
  17. Adorei as informações e tive a ousadia de usar algumas delas como referencia no Projeto de prevenção uso de drogas.

    ResponderExcluir
  18. ola.sou policial e formado em serviços sociais,estou trabalhando num projeto para as escola que trabalha com crianças em situaçoes de risco,e que tem maior facilidade em entrar nas drogas,trabalhando com a familia,promoçao social e conselho tutelar e educaçao e segurança.preciso de informaçoes gostaria de passar meu email pra vcs pra nos orietar um pouco mais sobre drogas.meu email jaimedionizio@bol.com.br

    ResponderExcluir
  19. Estou muito contente quando descobri esse abençoado projeto PEÇO pemissão para usa-lo no meu municipio, sou pastor e trabalho com prevnção as drogas, LIDERO O GRUPO ESPECIAL DE PREVENÇÃO AS DROGAS EM ANAMÃ.

    ResponderExcluir
  20. Parabéns sou professora e fiquei lisonjeada pelo projeto pretendo desenvolver na escola onde trabalho.Muito bom mesmo,obtive muitas informações inclusive o q me chamou att foi a semana nacional de prevenção desde 1999 e não sabia como creio q bem poucos sabem.

    ResponderExcluir
  21. Olá! Gostei do Projeto apresentado. Muito bem elaborado.

    ResponderExcluir
  22. Lendo este projeto percebi que tem muitas informações que poderei utilizar com a vossa permissão para desenvolver um projeto na minha comunidade que a população e de 250 famílias e tem muitos jovens, mas a droga esta sempre entre eles principalmente o a´lcool.
    QUITERIA

    ResponderExcluir
  23. Gostei deste projeto e pretendo trabalhar,algumas partes em sala de aula e grupo de jovens.

    ResponderExcluir
  24. http://www.facebook.com/pages/Projeto-Contra-as-Drogas-Polivalente-Frei-Jo%C3%A3o-Batista/316781045092243
    curte la Galera
    Projeto dos alunos do colégio Estadual Polivalente Frei João Batista sobre a prevenção das drogas na juventude.Nesta escola nós conversamos com mais de 2000 alunos mas queremos mais, se puder nos ajudar curtindo a pág agradeço...

    ResponderExcluir
  25. tenho conhecimento de que comunidade cobra mensalmente pela internação para tratamento de dependencia,conheço gente que está lá e a familia paga para isso.

    ResponderExcluir
  26. Parabéns pelo projeto... excelente.

    ResponderExcluir
  27. Olá gostei deste projeto. Tenho 16 anos e estou montando um projeto na qual tem como tema Criança longe das droga. E sou inexperiente com este assunto. Gostaria de ajuda para terminar o meu projeto na qual sera aplicado no bairro onde eu moro. Pois tem muitas crianças envolvidas com drogas. Este projeto tem a finalidade de conscientizar as famílias de como a droga é perigosa e qual seu efeito. Meu nome é Thainá da Silva Reuse, moro no interior de mato grosso.
    Mandei comentários e propostas para me ajudarem no meu e-mail: thatha_reuse@hotmail.com. Desde ja agradeço

    ResponderExcluir
  28. Este projeto é muito importante para toda as cidades brasileiras, é a recuperação da família, se não houver união, jamais venceremos este mal do século, e vamos seguir estes exemplos e compartilhar deste trabalho.Parabéns pelo Projeto, as famílias agradecem.

    ResponderExcluir
  29. Posso usar algum trecho deste projeto para escrever um aqui na minha cidade??

    ResponderExcluir
  30. Esse projeto pode ser usado por mim?

    ResponderExcluir
  31. ola galera boa noite ...faço parte de uma cia de teatro profissional, mas no caso estamos com um trabalho sobre drogas , estamos enfrentando grande dificuldade para levar o nosso trabalho devido ao incrível preconceito das instituições q querem ajudar no as aspecto demagógico, poxa estamos buscando parceira , não se trata de $ queremos ajudar e gostaria de deixar aq aberto nosso contato para conhecer nosso projeto
    angrei@patoktak.com.br /angfiel@yahoo.com.br
    site :www.patoktak.com.br
    nosso video : http://www.youtube.com/watch?v=YhMM7shHJsU

    ResponderExcluir
  32. http://www.youtube.com/watch?v=YhMM7shHJsU

    ResponderExcluir
  33. olá pessoal ...bom gostaria de fazer contato com vcs p/ buscar apoiadores ou facilitadores ,não estou falando de apoio $ , mas sim de ampliar nossos contatos no sentido de mostrar o nosso trabalho .Estamos com um espetáculo recém produzido já em temporada na nossa sede. Encontramos muitas dificuldades de mostrar o nosso trabalho e esta dificuldade se da principalmente no foco onde se encontra grande parte do inicio desta patologia (se é q podemos denominar assim , já q existe varias denominações) temos uma obra de Teatro sobre drogas e deparamos diariamente com redes de ensino publico e privado e empresas do seguimento privado q adoram de forma demagógica falar sobre as drogas no sentido de tentar ajudar ao jovem e ao não jovens , quando oferecemos nosso trabalho sem falar de aspecto $ mais sim, em um sentido social de conscientização enfrentamos um grande pré-conceito e gostaríamos de saber se poderíamos estender ou ampliar colegas q possam nós auxiliar com informações, apoio , auxilio ...quero de ante mão fazer um convite vip para vcs conhecer o nosso trabalho debater com agente e fazer q este projeto se torne de todos
    http://www.youtube.com/watch?v=YhMM7shHJsU

    ResponderExcluir
  34. claudia jorge02/07/2013, 12:35

    Gostaria de parabeniza-los pela brilhante iniciativa, solicito autorização para utilização de parte do projeto como meio inspirativo para os projetos da(Associação Aliança para um Futuro Melhor - ALIAR), em Miracema-TO.

    Que Deus continue te usando como instrumento para abençoar vidas.

    cláudiajorge10@hotmail.com
    Vice-presidente da ALIAR

    ResponderExcluir
  35. POR FAVOR AMEI ENCONTRAR PESSOAS COMO VCS ENVOLVIDAS NESTA CAUSA ESTAMOS DESENVOLVENDO UM PROJETO EM NOSSA CIDADE GSTARIA DE SABER SE VCS JA FICARAM SABENDO DE UMA VACINA QUE DESENTOXICA O USUARIO JA TEM PESSOAS SE LIBERTANDO ATRAVÉS DESTA VACOINA GOSTARIA DE SABER SE VCS CONHECE E SE PODIA ME PASSAR O NOME DO LABORATORIO POIS QUEREMOS JUNATR TODOS OS PROJETOS DO BRASIL E REINVIDICAR ESTA VACINA PARA O SUS

    ResponderExcluir
  36. Os dependentes quimicos precisam de ajuda,
    pois é uma doença fisica,mental e espiritual

    ResponderExcluir
  37. Diante da realidade que vivemos, pensando em elaborar e desenvolver um projeto na escola onde trabalho, vejo neste projeto muitas ideias que irão enriquecer e contribuir com o nosso e por que não dizer, que não tenho dúvidas que através deste, podemos mudar um pouco deste grande mal que estamos vivenciando no dia a dia. E a escola é um dos espaços para motivar a transformação.
    Zilmar

    ResponderExcluir
  38. Parabéns pela iniciativa, pode parecer pequena se auferir o tamanha do Brasil mas com certeza estará salvando muitas famílias e jovens desta que nada mais é que uma prisão a céu aberta, ela não restringe só a liberdade do usuário como também a de seus laços afetivos. Com vossa Permissão usarei parte do texto para apresentação de um projeto desse em minha cidade.

    ResponderExcluir
  39. ola gente estou passando aki para pedir um favor a vcs, fizemos uma pag contra as drogas e fizemos um video http://goo.gl/fvkHSc , queriamos q vcs fossem nesse site e curtissem o video agradeço a colaboraçao de todos

    ResponderExcluir
  40. A Descupinizadora ABBAPAI é especializada em matar cupins, extermina cupins e ou controlar cupins subterrâneos, cupins de solo e cupins de madeira seca e todo tipo de inseto que efetua ataques em madeiras como, por exemplo, a broca. Para o descupinização, mata cupins e ou extermina cupins ou de brocas, além de produtos e equipamentos adequados e de alta tecnologia, são utilizadas técnicas diferenciada e bastante criteriosa na execução dos tratamentos.

    (Plantão 24 horas) (11)-3481-9820

    ResponderExcluir
  41. DROGA



    DROGA – RAGULAMENTAR OU CONTINUAR PROIBINDO



    Sou contra o uso de droga, mas, não podemos deixar como está, destruindo quem usa, e, também, a sociedade que tem de financiar o tratamento, mesmo que seja precário, que os usuários recebem nos hospitais públicos.
    Temos de encontrar melhor caminho, para administrar esta grave situação social.
    Lanço uma idéia, pode ser polêmica, más precisa ser discutida. Regulamentar a produção, industrialização e consumo da droga, pode ser o melhor caminho para minimizar os problemas sociais que está destruindo, principalmente as crianças e jovens.
    A regulamentação trará benefícios, porque, em vez de só destruir as pessoas, e o provo trabalhador ter que arcar com as despesas dos drogados, criará fonte de recurso para tratar os viciados, e prevenir as pessoas quanto ao uso da droga.
    PRODUÇÃO
    As áreas autorizadas para produção terão regulamentação do governo federal, autorização do uso da terra por um órgão competente do governo federal, com a fiscalização dos estados e supervisão do governo federal. As áreas deverão ser de preferência em regiões das terras mais fracas e despovoadas do Brasil.
    INDUSTRIALIZAÇÃO
    As empresas autorizadas a fazer industrialização, serão exclusivas para este fim e terão de se estabelecerem próximas as áreas produtivas.



    COMERCIALIZAÇÃO
    A comercialização será em locais específicos para a venda e o uso da droga, Esses locais terão de ser prédios que tenham espaços fechados para os usuários, com filtros para eliminar a poluição causada no consumo, e, cuidados especializados para os usuários, para que eles só saiam do local quando estiverem em situação de não cometer ou sofrer riscos. Os locais deverão ser autorizados pelos municípios seguindo a regulamentação do governo federal.
    TRIBUTAÇÃO
    A tributação será para recolher dinheiro para prevenir e tratar os que querem se livrar da droga que usa, e poderá ser da seguinte forma:
    1 - O produtor será tributado em 10% do valor da venda da sua produção.
    2 – A indústria pagará o imposto na forma de substituição tributária, recolhendo até o consumo, o resultado recolhido poderá ser dividido entre os entes da federação, na proporção de 50% para os municípios, 25% para os estados e 25% para a união.
    POLICIAMENTO EXTERNO
    Hoje a polícia está com dificuldade em executar um trabalho coerente com os usuários, pois, não sendo crime o uso é feito em qualquer lugar, as viaturas passam e dificilmente tomam conhecimento com relação aos drogados, porque não tem locais específicos para levarem quem usam a droga, com isso os traficantes dominam vários locais nas cidades, confundindo quem são usuários e traficantes. Assim, tendo local específico para uso, quando a polícia encontrar alguém usando droga na rua ou em lugar clandestino, terá de capturá-lo e entregar no local autorizado, para uso, mais próximo. Certamente com estas medidas teremos diminuição no uso das drogas, e será um golpe contra os traficantes que ganham dinheiro, patrocinam a politicagem e não pagam nenhum imposto.



    Obs.: Melhore a idéias e divulgue, ou condene-a e divulgue uma melhor solução.

    ResponderExcluir
  42. Anonimo
    Gostei muito do projeto e percebi o quanto tem informações para desenvolvermos ações que irão ajudar os programas socioassistenciais, no âmbito das drogas Licitas e ilicitas. Com a vossa permissão pretendo desenvolver um Projeto no CREAS voltado para a recuperação dos dependentes químicos.

    ResponderExcluir
  43. Gostaria de usar seu blog como fonte de pesquisa, necessito de sua autorização, TCC de Serviço Social,
    Emilio

    ResponderExcluir
  44. alguma coisa deve ser feita para que não continuemos a perder nossos jovens, para essa praga que é a droga.FATIMA VIEIRA.

    ResponderExcluir
  45. CARLOS FERNANDO LEMOS20/03/2015, 16:38

    Peço permissão para copiar o projeto para que possamos utilizar alguns textos na formação do projeto igual a ser implantado em nosso municipo.
    Parabéns...muito bom!!!!!

    ResponderExcluir
  46. PARABÉNS!!! Riquíssimo trabalho,este projeto pode contribuir para o país inteiro,estou fazendo o curso de prevenção as drogas,e estou sempre pesquisando sobre o tema,de repente me deparo com este valioso projeto,espero que vocês mantenham liberado na NET,pois pode ter certeza que estarão ajudando aos brasileiros que se preocupam com a sociedade,vivem estudando para encontrar caminhos para ajudar,parentes,amigos,familiares etc..Muito bom que sirva de exemplo para todas as autoridades também.

    ResponderExcluir
  47. Parabéns pelo excelente projeto.
    Quero me tornar um multiplicador, receber materiais, informações e orientações que me levem a desenvolver com eficácia, uma luta contra as drogas. Realizo um Projeto Social em Jardim Maravilha, Guaratiba RJ com Jovens e Adolescentes, a inserção desta pasta muito nos ajudará, email para contato: prmarciolucas@yahoo.com.br

    Grato.

    ResponderExcluir
  48. Prof Antonio Ribeiro22/08/2015, 03:33

    PARABÉNS!!! Muito bom gostaria de sua permissão para utilizar parte desse projeto maravilhoso em minha cidade Urucuia MG onde sou professor e também trabalho muito sobre o tema.

    ResponderExcluir
  49. Gostei das ideias pois eu e meus amigos temos que fazer uma peça alertando sobre drogas

    ResponderExcluir
  50. Boa tarde! gostei muito do seu Projeto e gostaria se possível que você me enviasse em meu e-mail e gostaria de sua permissão para desenvolve-lo aqui em minha cidade. e-mail: afraniofamilia@hotmail.com. grato Afrânio

    ResponderExcluir
  51. Parabéns pelo maravilhoso projeto.O Brasil precisa de pessoas cm força de vontade! Gostaria de pedir permissão p trabalhar alguns tópicos, desse tema tão polêmico, com jovens q estão muito precisando? Desde já agradeço grandemente as sábias palavras estudadas e usadas por vocês.obrigada

    ResponderExcluir
  52. A secretária do meu município (Buriti/ma),está convocando todas as escolas para a elaboração do projeto antidrogas na escola, só que, a ideia inicial é fazer projetos específicos para cada escola mas agora que li esse maravilhoso projeto vou expor e tentar convece-los baseado neste exemplo a elaborar um só projeto pra todas as escolas da rede municipal. Espero que esse seja mais um exemplo e que sirva de base para outros.

    ResponderExcluir

Comente ou Denuncie!

Editor do Blog

César Danilo Ribeiro de Novais - Promotor de Justiça Criminal em Chapada dos Guimarães/MT, também editor do blog www.promotordejustica.blogspot.com